quarta-feira, 23 de junho de 2010

O S2B Desenvolvimento é NOSSO... =D Perdidos na Copa!!! 1º Lugar...


Programa forma 150 jovens para o mercado de TI
Alunos do Students to Business, da MS, passaram por aulas técnicas e teoricas
Geison Macedo geison@folhape.com.br   
 
CONCLUINTES receberam certificado técnico em infraestrutura ou desenvolvimento

Estimular os jovens a ingressar no mundo da tecnologia, preparando-os para o mercado de trabalho. Este é o objetivo do Students to Business (S2B), programa que é coordenado pelo Centro de Inovação da Microsoft (MIC) Pernambuco e que acaba de formar mais uma turma. A cerimônia de entrega dos certificados aos 150 estudantes que participaram da fase 2010.1 do projeto aconteceu, na tarde da última segunda-feira, no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Paralela a entrega dos diplomas, foram selecionados os melhores trabalhos de conclusão, além da escolha do projeto revelação, categoria que participa pela primeira vez do S2B.

Entre os projetos escolhidos como destaque, na categoria Desenvolvimento, a equipe vencedora foi a composta pelos alunos Paulo Fernando, Maurício Antonio, Vitor Beltrão e Vitor Gonçalves, com o trabalho “Perdidos na Copa”. Na categoria Banco de Dados, o melhor projeto foi o “Mipbus”, dos estudantes Marcelo Augusto, Renato Pimentel e Edson Samuel. O trabalho destaque em Webdesign foi o “Cidade da Música”, desenvolvido por Jeane Carneiro, Polyana Andrade, Rafael Barbosa e Paulo Filipe. No curso de Infraestrutura, o destaque foi o projeto Manutec, elaborado por Leandro Cavalcanti, Amanda Miranda, Natália Magalhães e Iranildo Luna. Por último, no prêmio revelação, o projeto escolhido foi o “Dia a Dia Escolar”, da Escola Estadual Cícero Dias, com os estudantes do ensino médio Túlio de Souza, Maurício de Oliveira e Tássio de Souza.

Uma das componentes do grupo que desenvolveu o Manutec, a estudante de Redes de Computadores, Amanda Miranda, ressaltou a importância que é participar do Students to Business e receber um certificado com o nome Microsoft. “Tenho certeza que várias portas irão se abrir após a inclusão deste curso no currículo”, afirma. Segundo ela, o certificado pode ser até mais importante que um diploma universitário. “Na faculdade você tem uma visão global sobre determinada área, mas é com o certificado que você se especializa e cria o seu diferencial no mercado”, avalia Amanda.

Segundo a coordenadora do MIC Pernambuco, Lídia Freitas, além do S2B servir como um instrumento de orientação dos estudantes para o mercado de trabalho, ele também serve como um agente multiplicador da tecnologia Microsoft. “Nós apresentamos as carências tecnológicas de determinas áreas e, em seguida, estimulamos os alunos a criarem soluções que resolvam esses problemas”, diz Lídia. De acordo com ela, a maioria dos alunos que participam do S2B estão conseguindo o seu espaço no mercado de trabalho. Ela citou como exemplo o estudante Lucas Mello, que passou pelo MIC e é um dos quatro integrantes da Proativa Team, equipe vencedora da principal categoria da etapa nacional da Imagine Cup. Lucas, agora, irá representar Pernambuco na final mundial do torneio, que acontece no mês de julho, em Varsóvia, na Polônia.

O PROGRAMA

Dividido em três fases distintas, os estudantes que participam do Programa Students to Business adquirem formação técnica para tornarem-se profissionais júnior de infraestrutura ou desenvolvimento. Na primeira etapa, os participantes recebem orientações sobre as carreiras de TI. Na segunda, começam as aulas teóricas e, na terceira fase, as aulas práticas, sendo necessário o desenvolvimento de um projeto. Todo o processo de capacitação é feito de forma gratuita e possui uma carga horária de 84 horas.

De acordo com a coordenadora do MIC Pernambuco, Lídia Freitas, somente na Região Metropolitana do Recife, mais de 5 mil candidatos se inscreveram. Segundo ela, ainda não há previsão para o início de novas turmas, mas ela alerta para que os interessados fiquem atentos às novidades no site do programa. Podem participar alunos do ensino médio e superior em cursos na área de Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Banco de Dados e Webdesign.

SERVIÇO

www.micpernambuco.com.br

   Fonte: Caderno de Informática - Folha de Pernambuco 23/06/10.


Gostaria de dedicar mais esta vitória a DEUS, minha família e a todos que fizeram este projeto tornar-se realidade. Pudemos provar que a união faz a força, pois desde a concepção deste fomos literalmente uma equipe e com união, força de vontade e determinação conseguimos vencer mais uma vez.

Em especial a Vitor Beltrão por seu otimismo mesmo nos momentos inacreditáveis e a Débora Renata por acreditar e me apoiar em minhas idéias.


Um comentário:

  1. Parabéns....
    Por essa vitoria... Que papai do Ceu abençõe muito mais você pq você merece...

    Xerim

    ResponderExcluir